Minha Feliz Experiência com o Netflix Brasil

11/03/2015 14:58

Por esses meus quase 10 anos em uma relação de amor e ódio com as empresas de TV por assinatura, ano passado resolvi testar os serviços de um provedor de mídia por streaming. Um dos mais conhecidos no mundo: o Netflix.

De início fiquei com um pouco de receio. Era algo novo para mim, não sabia como era a qualidade das transmissões (que depois descobri que depende mesmo é do meu provedor de internet que é razoável).

Bom, em minha primeira tentativa de criar uma conta, houve uma falha e na segunda tentativa eu provavelmente utilizei um outro e-mail. O fato é que ao final, eu tinha duas contas. Desde então eu estava sendo cobrado duas vezes todos os meses, mas só em uma das contas eu estava tendo transmissão.

Eu só percebi hoje ao olhar o extrato bancário que o mês de fevereiro havia sido cobrado duas vezes. Pensei comigo: "Como assim? Me cobraram duas vezes?". Foi então que entrei em contato com o Netflix Brasil via chat através do próprio site. Pronto para entrar em brigas que normlamente são necessárias em empresas de telefonia, TV por assinatura, provedores de internet, etc. Veja abaixo a transcrição da conversa enviada por e-mail pela própria Netflix. Empresas que dão esta opção, normalmente não tem porque ter medo do atendimento que prestam.

 

Eu gostaria de conhecer quem dá o treinamento aos atendentes da Netflix Brasil

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a forma de atender o cliente tanto via chat como via telefone. Acredite, o atendimento não é o que você está acostumado a receber dos atendentes para os quais estamos acostumados a telefonar ou a conversar via chat. A recepção não é cheia de formalismo e com gerundismo. Quando escrevi o problema o atendente utilizou uma forma de se expressar que denota empatia, além de perguntar pela segunda vez o meu nome:

"Nossa, que chato isso que esta ocorrendo!

Mas não se perocupe que vamos descobrir o que esta ocorrendo.

Aliás com quem eu falo?"

Os atendentes da Netflix Brasil sabem conversar com o cliente e mais: fazem com entusiasmo! Já me agradou aí. O atendente via chat não tinha como resolver o meu problema e seria necessário eu utilizar o 0800 do Netflix. Mas ao invés da morosidade de certos atendentes ele utilizou uma estratégia linguistica que foi certeira. Ao invés de simplesmente me orientar a telefonar, ele disse: 

Nosso sistema localizou uma outra conta vinculada a esta forma de pagamento, e esta cobrança pode estar vindo desta ourtra conta. No entanto aqui eu não tenho acesso a estes dados , apenas na conta que você está logada falando comigo.

Mas vou te dar uma dica para que você resolva isto o quanto antes, em nosso serviço de voz no 0800 086 4041 você informa os dados de pagamento e eles localizam a conta assim, criando os ajustes necessários.

É rápido e simples e você pode ligar do seu celular gratuitamente. :]

Note a carinha feliz ao final da última parte da mensagem. Você já viu algum chat de atendimento ao cliente fazer isso? Nem eu! Ponto para o Netflix pelo bom humor!

Tempo de espera e tempo até a resolução do problema

O tempo de espera para atendimento é de 1 minuto, como alerta os avisos tanto no chat como no atendimento telefônico. Já acostumado a aguardar, abri o Candy Crush Soda Saga para passar o tempo. Nos dois casos (chat e telefone nem deu tempo do jogo abrir) nem deu tempo do jogo abrir. Mais um ponto para o Netflix!

Ao descrever brevemente o corrido ao atendente via telefone, este consultou minha conta e ao retornar, agradeceu por eu ter introduzido o "Código de Serviço" que se encontra no canto inferior esquerdo em todas as páginas do netflix, bastando clicar no botão que aparece conforme a imagem abaixo:

Ele logo verificou que eu estava tendo duas cobranças sendo que em uma das contas eu nunca havia feito transmissão. Na hora ele disse que seria extornado TODOS OS VALORES já cobrados da conta que nunca usei e o e-mail em que eu fiz o segundo cadastro seria desabilitado e a conta desativada para não ter mais cobranças. Eu estava pronto para começar o primeiro round tal como em todos os demais serviços que já utilizei. Eu já era fã do Netflix, agora me tornei fã dos atendentes. Quando eu crescer que ro ser igual a eles!

Só posso dizer que como consumidor, fico com a Netflix por muito tempo ainda! Uma empresa que trata com respeito o consumidor, sem enrolação e por um preço justo, vale muito a pena!

Empresas de TV por assinatura, aprendam com eles como se faz!

Este post não foi patrocinado, porém, como um de meus professores de Adminsitração Rural disse uma vez: "um consumidor satisfeito as vezes não passa a satisfação para ninguém. Mas um consumidor insatisfeito, passa a sua insatisfação para pelo menos mais 6 pessoas". Neste caso aqui, estou passando a satisfação de ser cliente do Netflix.